Mimetismo
Entre cobras e peixes
No Oceano Pacífico é comum encontrar vários animais bem estranhos e exóticos, e como exemplo estão as cobras marinhas como a Laticauda laticauda e a Laticauda colubrina, ambas espécies extremamente peçonhentas de cobra marinha. Mas elas não são as únicas criaturas alongadas que possuem um padrão de listras negras e brancas, pois existe uma espécie de enguia marinha que se assemelha muito a estas duas serpentes, a Leiuranus semicinctus.
Leiuranus semicinctus (Lay & Bennett 1839)
A L. semicinctus habita os recifes de coral do Oceano Pacífico e partes do Índico, onde pode ser encontrada em profundidades que variam entre 0 e 70 metros, além de recifes são encontradas em lagoas de recifes e atóis, onde escavam buracos em leitos arenosos para passar o dia, preferindo sair durante a noite para se alimentar de peixes, moluscos e crustáceos. Seu tamanho máximo é de 66 centímetros de comprimento.
Laticauda colubrina (Schneider, 1799)
A L. colubrina é uma serpente marinha da família Elapidae que habita as mesmas regiões da L. semicinctus e por isso pode ser confundida por pessoas inexperientes ou incautas que podem inclusive querer tocá-las, e o resultado pode ser fatal. Esta serpente marinha é, assim como sua parente L. laticauda, uma das mais perigosas serpentes do mundo por sua peçonha.
Laticauda laticauda (Linnaeus, 1758)
Nenhum comentário:
Postar um comentário