Besouros impressionantes
Entre as várias centenas de milhares de espécies de besouros encontrados em todo o mundo, existem algumas especies que se destacam por suas formas, cores e características únicas. Veremos algumas dessas espécies abaixo!
Besouro violino
Mormolyce phyllodes
Hegenbach, 1825
Encontrado nas florestas tropicais do Sudeste Asiático, em especial as florestas pouco perturbadas. Seu formato exótico faz desta espécie um animal de estimação exótico e um item para coleções entomológicas.
Besouro tigre
Manticora scabra
Klug, 1849
Este impressionante besouro predador é nativo do Zimbábue, Transvaal e Moçambique e é encontrado em regiões de savanas e locais úmidos. São predadores vorazes e suas poderosas mandíbulas são projetadas para prender e matar suas vítimas que podem ser insetos diversos, desde gafanhotos até lagartas e outros besouros.
(Créditos da imagem - Bernard Dupont, Flickr)
Besouro atlas
Chalcosoma atlas
Linnaeus, 1758
Um dos maiores e mais fortes besouros do mundo, o C. atlas é um verdadeiro titã entre os besouros da Ásia, sendo encontrado na Indonésia, Malásia, Indochina e regiões montanhosas cobertas por florestas pouco perturbadas.
Este besouro possui espírito lutador, sendo valente quando é capturado podendo inclusive morder. As larvas, segundo o que já foi observado, podem lutar até a morte se não há comida suficiente para duas ou mais destas.
Besouro de fruta de pintas laranjas
Mecynorrhina passerini passerini
Westwood, 1844
Originário da Tanzânia, na África, este exótico besouro é uma vítima de aficionados por insetos por suas cores vivas e belas. Este besouro habita as florestas tropicais e alimenta-se de frutas maduras e seiva de árvores.
Gorgulho azul
Eupholus schoenherri schoenherri
Guérin-Méneville, 1838
Este belíssimo besouro azul é uma das mais exóticas espécies de besouro por sua coloração azul brilhante. Este pequeno inseto alimenta-se das folhas de Alocasia e outras plantas da mesma família, absorvendo as toxinas e acumulando-as, utilizando-se destas toxinas como repelentes naturais de gosto terrível. Esta espécie é endêmica da Papua Nova Guiné.
Grande besouro mergulhador
Dytiscus marginalis
Linnaeus, 1758
Encontrado nos lagos, pântanos e riachos límpidos e calmos da Europa e Norte da Ásia, este besouro aquático é um impressionante exemplo da incrível adaptação dos besouros aos mais diversos ambientes do planeta. Este besouro é um predador voraz, que ataca girinos, peixes pequenos e larvas de outros insetos.
Apesar de viver grande parte de sua vida submersos, ainda estão ligados à superfície por sua necessidade de ar, mantendo-se em águas rasas para poder respirar.
Arlequim da mata
Acrocinus longimanus
Linnaeus, 1758
Encontrado em praticamente todo o território nacional, este lindo e exótico besouro encerra nossa lista entre os mais exóticos e fascinantes besouros. Esta espécie habita as matas úmidas, sendo às vezes atraído para dentro das casas por focos luminosos de casas de campo ou em regiões bastante arborizadas.
Esta espécie pertence ao gênero Cerambycidae, a mesma dos famosos Serra-paus. Este aqui prefere as figueiras e jaqueiras, sendo ocasionalmente sendo chamado de broca da jaqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário