Borboleta folha morta
Kallima inachus
Doyère, 1840
Esta é certamente uma das borboletas que merecem o destaque de uma só publicação em nosso Blog. A K. inachus tem como nome popular: borboleta folha morta e não é difícil entender o porquê, pois assim que fecham as asas ficam invisíveis aos olhos dos predadores como pássaros e lagartos, até mesmo de humanos com olhos destreinados, mas assim que abrem suas asas mostram sua beleza azul e laranja com campos negros. Tanto os machos quanto as fêmeas possuem padrões idênticos, sendo que a melhor forma de diferenciar os sexos é a parte inferior do corpo, já que o marrom das fêmeas é relativamente avermelhado, enquanto que os machos possuem cores mais claras.
Esta borboleta tem também um truque de camuflagem que envolve as colorações: Durante a estação seca nas densas florestas e bosques tropicais do Sul da Ásia que vão desde a Índia até o sudeste asiático, as cores são mais apagadas e muito menos chamativas, já durante a época das chuvas estas cores tornam-se muito mais atraentes e fortes. Em locais onde há umidade o ano inteiro estas borboletas apresentam uma diferença muito leve de coloração sendo quase imperceptível.
Sua distribuição geográfica vai desde a Índia até o Norte para o Butão e Nepal, logo para o Leste em direção à Myanmar, Bangladesh, Tailândia, Laos, Vietnã, Malásia, Sul da China, Camboja e Taiwan. Espécimes foram encontrados no Paquistão. Na China esta borboleta é considerada extremamente rara.
Sua alimentação é composta por néctar de diversas flores e as lagartas alimentam-se de uma grande variedade de plantas de diversas famílias como Urticaceae, Rosaceae, Polygonaceae e Acanthaceae.
Os principais predadores desta borboleta são aranhas, pássaros, lagartos, vespas gigantes e vespas parasitárias, formigas e bactérias, além do próprio homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário